PROJETO DE VIGILÂNCIA E CONTROLE DE MOSQUITOS MONITORA INFESTAÇÃO DE AEDES EM LONDRINA

O laboratório de Entomologia Médica da Universidade Estadual de Londrina, em parceria com a Fundação HUtec, por meio do projeto de Vigilância e Controle de Mosquitos, faz o monitoramento dos focos de Aedes  na cidade de Londrina. No último mês o projeto publicou mapas de infestação na cidade, o projeto tem como proposta a prestação de serviços e assessoria técnica relacionado a vigilância e controle de mosquitos, borrachudos e agentes etiológicos em todo o município.

Recentemente, o projeto produziu um banner que contempla um mapa de infestação do mosquito aedes na cidade. Ele pode ser impresso e disponibilizado em pontos estratégicos para que todos possam acessar informações sobre  o aedes via QR code. Os pontos amarelos e vermelhos destacam os lugares de maior infestação do mosquito e devem ser verificados em um raio de 200 metros. O coordenador do Projeto, o Professor João Zequi, destaca que somente no mês de julho foram retirados 1617 ovos de Aedes.

O projeto de Vigilância e Controle de Mosquitos, é um trabalho de alto valor agregado à sociedade, pois traz contribuições importantes para o controle viral de doenças transmitidas por mosquitos, tais como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. São ações necessárias que utilizam das tecnologias produzidas pelo Laboratório de Entomologia Médica da Universidade Estadual de Londrina, além de orientações e utilização de checklist direcionado às ações de vigilância e controle do vetor. A parceria com a fundação HUtec possibilitou maior praticidade e rapidez em todas as etapas do projeto, pois com o auxílio da Fundação foi possível agilizar e otimizar demandas para continuidade e condução deste importante serviço para a população.