HUTEC E ORQUIDÁRIO COMEMORAM UM ANO DE PARCERIA

Desde abril de 2023 o projeto do Orquidário faz parte da lista de projetos conveniados à Hutec. O projeto, que tem por objetivo fomentar a pesquisa de plantas ornamentais, já acumula diversas pesquisas científicas nos mais diversos níveis de formação, sendo eles iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado. As pesquisas resultaram na publicação de 113 artigos em periódicos acadêmicos e sete publicações de livros, gerando grande impacto na comunidade acadêmica.

A parceria com a Hutec, que agora comemora um ano, veio para fomentar ainda mais as pesquisas do segmento e entregar serviços de qualidade para Londrina e toda a região, capacitando os produtores rurais, pessoas interessadas na produção de orquídeas e flores tropicais com cursos e treinamentos, tudo isso com auxílio da participação dos alunos de agronomia e biologia, de modo que população e estudantes exercitem os conteúdos apreendidos nesses cursos e em sala de aula.

O orquidário também oferece visitas guiadas, toda quinta e sexta-feira (das 08h30 às 15h30), momento em que o projeto abre as portas para as escolas e a população em geral contemplarem a beleza das espécies de orquídeas e plantas ornamentais cultivadas no local. Além da visita, é possível contribuir com o projeto e adquirir as plantas produzidas no orquidário. Esta iniciativa tem como objetivo fornecer mudas produzidas em laboratório, evitando a coleta predatória no ambiente natural.

Sobre a parceria com a Hutec o professor Ricardo Faria, coordenador do projeto, comenta: “A parceria com a Hutec veio para facilitar essas e outras atividades que geram grande impacto na comunidade e na economia local, além de permitir que o orquidário cumpra sua missão junto da Universidade, de fomentar o ensino a pesquisa e a extensão, com a preservação das espécies raras, incentivo do cultivo de orquídeas para a geração de emprego e renda, pesquisas científicas e campo de atuação para estudantes e pesquisadores, além do trabalho de ecologia ambiental junto das escolas da região.”